Aviso de manutenção no front-end do Zabbix

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá, tudo bem? Nesta dica, vou mostrar como deixar um aviso de manutenção no front-end do Zabbix enquanto estiver fazendo alguma manutenção em seu ambiente. Um recurso bastante útil quando não se quer que nenhum usuário acesse o front-end do Zabbix antes que você termine todos os procedimentos necessários, como por exemplo, uma atualização.

Mãos na massa

O procedimento é bem simples, em seu servidor Zabbix, acesso o diretório /usr/share/zabbix/conf (diretório de instalação do Zabbix):

Depois, edite o arquivo maintenance.inc.php:

O arquivo estará mais ou menos da seguinte maneira:

Explicando

As linhas mais importantes do arquivo é a 22, 25 e 28, que são as configurações que temos disponível. Segue cada uma:

  • Maintenance mode: Aqui, você ativa ou desativa a mensagem. Se a linha Define estiver comentado (padrão) o acesso ao ambiente é normal, se estiver descomentado o modo de manutenção será ativado exibindo a mensagem no front-end.
  • IP range, who are allowed to connect to FrontEnd: Aqui você consegue definir um IP ou um range de IP que continuará acessando o front-end do Zabbix enquanto ele estiver em modo de manutenção. Muito útil por exemplo para você conseguir acessar o front-end sem precisar liberar o acesso para todos.
  • MSG shown on Warning screen!: Aqui você define a mensagem que será exibida enquanto o front-end estiver em modo de manutenção.
Para que o modo de manutenção seja ativado, basta descomentar a linha 22 e a linha 28 do exemplo acima. A linha 25 só deverá ser descomentada caso você queira especificar um IP que vai ter acesso ao front-end durante o modo de manutenção. O resultado será algo parecido com a imagem abaixo:

 

Vida de TI - Aviso de manutenção no front-end do Zabbix
Aviso de Manutenção

Bom, é isso, espero que tenha gostado.

Precisa de Suporte Técnico ou Consultoria? Acesse www.revolutech.com.br

Gostou? Compartilhe, deixe seu comentário e se inscreva na nossa lista para receber novidades e conteúdos exclusivos por Email.

Achou algum erro? Precisa de ajuda? Criticas? Deixe seu comentário.

Obrigado!