Como atualizar o Debian Wheeze para o Jessie

Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta dica, vou mostrar como atualizar o Debian Wheeze para o Jessie (do 7 para o 8), lançada recentemente como versão estável. O procedimento é simples, porém não deixa de ser delicado, por isso faça backup completo de seu ambiente antes de executar o procedimento e certifique-se de fazer em um horário de nenhuma ou pouca utilização. Além do backup, verifique se a versão de todos os pacotes atualizados é compatível com a aplicação do servidor, faça isso para evitar problemas de compatibilidade. Além de tudo isso, acho que não preciso avisar que serviços poderão ficar indisponíveis durante a atualização.

Depois dos avisos, vamos ao procedimento…

Mãos na massa

Antes de mais nada, precisamos acertar nosso sources.list, abaixo deixo uma dica de como você pode deixa-lo, porém antes de edita-lo, vamos fazer uma cópia de segurança:

Depois, vamos edita-lo:

Deixe-o da seguinte maneira:

Depois de atualizarmos o nosso sources.list, devemos executar o seguinte comando para atualizarmos nossa lista de pacotes:

Depois do comando terminar de executar, vamos de fato, iniciar a atualização:

PS: Antes de executar o comando acima, certifique-se de que seu backup está completo e funcional.

O sistema verificará e exibirá os pacotes que serão atualizados, verifique todos para evitar problemas de compatibilidade de aplicações conforme já avisado e caso esteja tudo certo, selecione a opção ‘Y’ para continuar.

Depois disso, será feito o download e instalação de todos os arquivos necessários (pode ir tomar um café, porque vai demorar um pouco).

E depois?

Depois de terminar o procedimento, verifique se todos os serviços estão rodando normalmente, pois podem haver alguns parâmetros de serviços que não são mais suportados pela nova versão. Por exemplo, tive alguns problemas com o Apache e Squid, mas é só acertar os parâmetros e tudo voltará ao normal.

Bom, é isso… Até mais.

Precisa de Suporte Técnico ou Consultoria? Acesse www.revolutech.com.br

Gostou? Compartilhe, deixe seu comentário e se inscreva na nossa lista para receber novidades e conteúdos exclusivos por Email.

Achou algum erro? Precisa de ajuda? Criticas? Deixe seu comentário.

Obrigado!