Reparando partição XFS

Tempo de leitura: 1 minuto

Depois de um bom tempo sem postar, aqui estou eu novamente e hoje vou mostrar como resolver um problema que me assustou bastante, mas nada que uma pesquisa não resolvesse e como serviu para mim gostaria de repassar.
O problema foi simplesmente (ironia) uma partição XFS corrompida, não deixando o sistema subir, uma vez que a partição estava alocada para o var. Ao analisar a partição e perceber que estava em XFS já temi a perca dos dados da partição, uma vez que este tipo de sistema de arquivos é bem complexo.

Para resolver este problema, devemos antes de mais nada, iniciar o sistema em modo de recuperação, apesar da partição não estar montada, uma vez que ela está corrompida.

Com o sistema em modo de recuperação, devemos digitar o seguinte comando para que a partição seja analisada:

    # xfs_check /dev/sda1


Dependendo da falha que teve na partição, o problema pode ser resolvido com o seguinte comando:

    # xfs_repair /dev/sda1


No meu caso, o problema foi um pouco mais sério, pois o que foi corrompido foi o Journal, por isso tive que usar um parâmetro que refaz o refaz:

Obs: Este procedimento pode acarretar em perca de dados e/ou em arquivos corrompidos, por isso utilize somente como ultimo recurso para salvar sua partição.

    # xfs_repair -L /dev/sda1


No meu caso, não tive perca de dados e o problema foi resolvido sem maiores problemas.

Dica: Casos assim mostram como é importante você sempre ter backups, pois se estes procedimentos não resolvessem e não houvessem backups, muitas coisas poderiam ser perdidas.

Testado no Debian 6

Precisa de Suporte Técnico ou Consultoria? Acesse www.revolutech.com.br

Gostou? Compartilhe, deixe seu comentário e receba o conteúdo do blog por Email clicando aqui.

Achou algum erro? Precisa de ajuda? Criticas? Deixe seu comentário.

Obrigado!